Filmes e documentários

Filmes e documentários

A nossa área pode muito bem utilizar a sétima arte como material paradidático para trabalhar muitos dos conteúdos que nos dizem ser obrigatórios. Pensando nisso crio este espaço para poder deixar informações onde poderão, com facilidade, encontrar bons materiais sem grandes problemas.

 

A primeira dica é genérica. Neste site basta você procurar com carinho que encontra "quase tudo" que precisa. Boa escolha e melhor diversão!

http://www.saudadeeadeus.com.br/filmes.htm

 

05/04/2016

Nesta página dedicada aos filmes e aos documentários, quero trazer um pequeno documentário sobre o Projeto Âncora (diria um desdobramento da aplicação da teoria da Escola da Ponte) que versa sobre um assunto que meus estimados alunos e alunas adoram explorar - o brincar na educação. As imagens falam por si, mas como eu sou prolixo por natureza não posso impedir-me de solicitar que reflitam sobre a concentração das crianças enquanto exercitam o seu poder criativo. Nessa troca de conhecimentos entre elas, nessa interação e nessa prática a ciência vai - quase sem querer - começar a fazer parte da vida delas de uma forma prazerosa e convidativa ao aprendizado. Deixemos as crianças livres o tempo suficiente da aprendizagem: elas, certamente, agradecerão e retribuirão com mais saberes.

Aqui fica o link:

https://www.youtube.com/watch?v=ydAC1BI_6ys

 

 

25/052016

Não são apenas os filmes e os documentários que caracterizam a arte. A arte pode ser encontrada em todo e qualquer lugar sobre qualquer forma.

Pensando nisso resolvi trazer para meus amáveis leitores um pouco de uma arte que nem todo mundo compreende com facilidade quando apresentada na sua originalidade. Assim, pensei em dar uma ajudinha a quem gosta de boa pintura e, principalmente, a quem gosta de observar atentamente as obras de um grande mestre espanhol: Pablo Picasso.

Uma de suas obras mais intrigantes e instigantes chama-se Guernica, um retrato da realidade da guerra civil espanhola de 1936. O quadro Guernica, de Pablo Picasso, apresentado no Salão de Paris em 1937, é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais conhecidas do período do cubismo.

Para ver essa maravilha e melhor compreender acesse o site:

https://www.youtube.com/watch?v=8B3bSiEMhr8

Aproveitem!